12.10.09

Em Murça o Presidente da Câmara Municipal, João Luís Teixeira Fernandes

disse:
1 – No dia 11 de Outubro de 2009 decorreram no Município de Murça as Eleições Autárquicas 2009, que elegeram um conjunto de cidadãos de quadrantes políticos diferentes que ao longo de 4 anos (2009-2013) vão fazer a gestão político-institucional do concelho de Murça, ao nível da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia.

Em 2001 realizaram-se eleições livres e democráticas, tal como, já havia acontecido em actos eleitorais anteriores, tendo então eu próprio sido eleito Presidente da Câmara de Murça, por maioria absoluta, representando um conjunto de cidadãos eleitos, sob a bandeira partidária do Partido Socialista.
Foi então uma “mudança” responsável que na época materializou o nosso objectivo político: “MUDAR MURÇA”.
Em 2005, e apresentando-me conjuntamente com um grupo de homens e mulheres, a novas eleições autárquicas, também sob a égide política do Partido Socialista, ganhamos novamente as eleições autárquicas no Município de Murça, por uma maioria absoluta alargada.
As gentes de Murça e das nossas aldeias acreditaram em nós, trabalhamos para elas durante quatro anos, e “merecemos a sua confiança”. O objectivo político-social foi solidificado: “MURÇA MERECE” que trabalhemos em prol do desenvolvimento do concelho.
Em 2009, partindo do pressuposto real e afirmativo que “MURÇA MUDOU” e que “ A Mudança tem um rosto”, neste caso a equipa liderada por mim, João Teixeira, aceitamos o desafio de políticos responsáveis da nossa terra, mas acima de tudo aceitamos o desafio, e o apelo em tom de desejo daqueles e muitos outros que acreditaram em nós em 2001 e 2005 e propusemo-nos ao acto eleitoral que teve o êxito, com maioria absoluta, ainda mais reforçada, no passado dia 11 de Outubro de 2009.
Ganhamos as eleições, depois de termos realizado uma campanha eleitoral calma, serena, tranquila, mas mobilizadora. Muito mobilizadora.
Posso afirmar que em 5 campanhas eleitorais por mim realizadas (1993, 1997, 2001, 2005 e 2009), jamais vi uma mobilização tão grande, um carinho tão forte e numeroso de pessoas que nos deram força, para agora estarmos aqui a tomar posse, a assumir um compromisso por mais quatro anos, para trabalharmos ainda “MAIS para MURÇA”. É esse o nosso objectivo. O nosso compromisso para com as gentes das nossas terras. E afirmamos que desejamos: “Mais Murça: Melhor dizendo, pretendemos fazer ainda Mais para o bem do concelho de Murça.
Um sincero abraço de Amizade e um sentimento forte de gratidão para todos aqueles que acreditaram e continuam a confiar em nós e em mim próprio como leader desta fantástica equipa de autarcas que na maioria absoluta representam politicamente mas com responsabilidade o Partido Socialista.
Obrigado por acreditarem e confiarem em nós.
O Governo de Portugal liderado pelo Primeiro-ministro, Eng.º José Sócrates, deu-nos apoio durante 4 anos e vai com toda a certeza continuar a apoiar o projecto: “Murça Mais” para que a vila de Murça, seja ainda maior e mais bela e para tal, aí estão as grandiosas obras do Centro Escolar de Murça, do Pavilhão Gimnodesportivo de Murça, do Parque Urbano de Murça, da Zona Industrial de Palheiros/Murça, das futuras Piscinas Municipais e Parque de Campismo de Murça e as acessibilidades melhores com a construção da A4 – A Auto-Estrada Transmontana, que já está de igual forma a ser construída, com o Túnel do Marão e das quais a vila e o concelho de Murça vão beneficiar e usufruir.
Há e vai continuar a haver aqui em Murça, connosco a governar maioritariamente a Câmara Municipal, num todo, numa articulação estreita com o governo central na certeza de que há bom relacionamento institucional, inter-governamental e pessoal, com o poder local em Murça e o poder central em Lisboa, ou representado ao nível regional pelos diversos serviços desconcentrados.
Minhas Amigas e meus Amigos:
Somos políticos. Somos Autarcas. Somos de Murça. Somos responsáveis. Temos ideias. Temos projectos. Em oito anos fizemos obras e muitas obras na vila de Murça e nas aldeias do concelho de Murça.
Nos próximos quatro anos faremos mais e mais, pensando nas pessoas que vivem no nosso concelho, no seu bem-estar. Procuraremos dar-lhes melhores condições de vida. De comodidade. De paz familiar e social. Continuaremos a ser seus amigos políticos, mas também amigos como homens e mulheres que somos.
É pensando nas pessoas, nas gentes das nossas terras, desde as crianças, aos jovens, aqueles que fazem movimentar o desenvolvimento socioeconómico do nosso concelho e aqueles que numa idade mais avançada, já merecem outro tipo de carinho. É para bem de todos eles que vamos continuar a trabalhar.
Não nos acomodamos em ouvir o velho mote que por vezes todos sentem e até apregoam: “Vamos trabalhar para bem do nosso concelho”.
Nós já mostramos que somos capazes.
Mas iremos tudo fazer para que sintam que mais faremos pelo bom desenvolvimento do nosso concelho.
O programa eleitoral que divulgamos em 11 dias de campanha eleitoral intensa pelas 34 localidades do concelho de Murça demonstra a nossa vontade de concretizar mais projectos físicos e sociais.
Reconhecemos as dificuldades financeiras e conjunturais do País e também da Câmara Municipal de Murça. Num futuro próximo não poderemos ir muito além. Mas com racionalidade e perseverança e com o norte de trabalharmos iremos desenvolver e apoiar aqueles que produzem, sejam empresas ou cidadãos e aqueles que desejam o emprego para trabalharem.

2 – Nesta máquina politica, incluímos sem complexidade, mas com frontalidade os membros autarcas agora também empossados, aqueles que no quadro político-partidário representam a oposição.
Para eles o nosso respeito político-institucional num apelo para que apresentem no debate político-institucional propostas e ideias construtivas, sem porventura unanimismos é verdade!... Mas com responsabilidade e que eles próprios mostrem a nós próprios e àqueles que politicamente representam, sentido de responsabilidade.
Amigas e amigos autarcas da nossa oposição político-institucional, defendam e lutem pelos valores de Murça, das gentes das nossas terras e não se prendam a preceitos ou preconceitos político-partidários que para os nossos conterrâneos nada servirão.
Neste contexto, desejo afirmar com toda a frontalidade, a todos aqueles cidadãos, que proporcionaram que fossem eleitos, que eu serei o Presidente da Câmara de Murça, de todos os habitantes do concelho de Murça e não serei jamais o Presidente de uma só cor político-partidária.
Estarei disponível para todos. Para aqueles que mais gostam ou menos gostam de mim. Mas serei com toda a certeza exigente na prevaricação de cada um, desde que às normas institucionais não deiam cumprimento.
3 – Mas a “máquina do trabalho” é feita por pessoas que gerem politicamente a Autarquia de Murça, como o Presidente da Câmara, o Presidente da Assembleia Municipal e os Presidentes das Juntas de Freguesia.
Mas essa “Maquina trabalhadora” integra funcionários da Câmara, desde os Chefes de Serviço aos operadores técnicos.
E neste ponto quero dizer a todos: aos munícipes do meu concelho de Murça e aos funcionários da Câmara Municipal que os conhecemos bem e muito bem.
Temos presente na memória e no dia a dia, aqueles funcionários que trabalham com afinco, com vontade, com conhecimento da causa pública e são responsáveis.
Mas… e aqui também há sempre “mas”. Também sabemos quem deseja mostrar que trabalha sem vontade de trabalhar ou mesmo quem “mete a areia” na engrenagem da máquina e pior do que isso, também sabemos quem nada faz, não por culpa nossa, mas porque nada querem fazer.
Chegou a hora, sem introduzirmos princípios ex purgatórios, de separarmos o trigo do joio, de valorizarmos quem trabalha ou se esforça por fazer melhor. Mas também não vamos deixar de fazer uma análise e avaliação responsável por aqueles funcionários que pouco ou nada contribuem para o bom funcionamento da máquina que idealizamos como sendo o motor do desenvolvimento de Murça.

4 – Ainda no campo político-institucional não pensem o contrário. Apesar da lei eleitoral apontar para a limitação de mandatos aos Presidentes de Câmara e neste caso a mim próprio e até aos Presidentes de Juntas de Freguesia, afirmo aqui frontalmente que serei Presidente da Câmara de Murça até porventura ao dia 27 de Outubro de 2013. A partir de então deixarei de ser presidente, com o sonho realizado: Murça a minha Terra é na verdade, uma Terra de Encanto e desenvolvida.
Mas Amigos políticos aqui posicionados ou outros, não se guerreiem político-partidariamente. Olhem que as gentes das nossas terras, não gostam que os atraiçoem, mas sim que gostem deles, que lhes deiam uma palavra amiga, que pensem no bem-estar deles.
Por isso vamos todos trabalhar para bem das pessoas do nosso concelho e para que a qualidade de vida melhor ainda mais.
5 – Em meu nome pessoal e em nome de todos aqueles que hoje aqui foram empossados apresento os meus sinceros agradecimentos a todos quantos connosco fizeram esta caminhada eleitoral e que nos proporcionou este percurso político aqui materializado.
Mas um abraço de grande amizade e gratidão a todos aqueles que hoje estiveram aqui connosco, neste dia que também é de festa municipal, uma festa de todos nós
A vossa presença dá-nos ainda mais força e vontade para continuarmos a trabalhar para o bem de todos.
Obrigado pela vossa presença. Obrigado pelo vosso apoio. Obrigado pelo vosso carinho.
Fonte: Jornal Notícias do Douro

Sem comentários:


O Partido Socialista de Murça regozija-se com o trabalho e com a dinâmica política que o Primeiro-Ministro de Portugal, Eng.º José Sócrates, implementou em Portugal nos últimos seis anos.

O Concelho de Murça mereceu a atenção do governo português, que apoiou de igual forma as linhas gerais do plano de desenvolvimento concelhio e regional, beneficiando não apenas Murça com a construção de novos equipamentos, mas também a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A construção da Auto-Estrada Transmontana e o Túnel do Marão são a prova das obras de grande vulto que estão a ser construídas para o bom desenvolvimento das nossas terras e do bem-estar das nossas gentes.

Apelamos a todos os murcenses e transmontano durienses para que continuem e estejam sempre e cada vez mais ao lado daquele que é o grande Primeiro-Ministro de Portugal, o Eng.º José Sócrates e o líder do Partido Socialista.