8.6.09

Museu no Castro de Palheiros


Deus quer, O Homem Sonha e a Obra Nasce…

Esta expressão de Fernando Pessoa, é bem elucidativa do passado recente do Centro Interpretado do Castro de Palheiros, pois esse povoado castrejo possuidor de mais de 5000 anos de existência, tratou-se de um dos mais importantes, centros políticos, sociais e religiosos da proto-historia de Portugal.




O Município de Murça graças ao empenho da Câmara Municipal, mas também à colaboração do Governo, concretamente do amigo e camarada Carlos Laje Presidente da CCDR-N está mais rico, estás na rota mundial do património arqueológico.

Para além do imenso trabalho burocrático e logístico o Centro Interpretativo do Crasto de Palheiros, nas suas diversas etapas, contou com um investimento Municipal de aproximadamente 25% do total do projecto que teve a comparticipação de fundos comunitários de 75%.

Destacamos também, o empenho e o saber do Executivo Municipal que soube cativar do Governo e também aqui realçamos o interesse do camarada e Secretario de Estado Ascenso Simões, uma verba de aproximadamente €111 000.00 correspondente a 88% de comparticipação para o caminho rural que dará acesso ao Centro Interpretativo, mas também servira dezenas de agricultores, tendo o Município complementado o investimento.
Porque conhecemos o projecto, todos os desenvolvimentos e contratempos ocorridos, não pode o Partido Socialista de Murça deixar de congratular inequivocamente o Executivo da Câmara Municipal, porque sabemos que trabalham, dia após dia, na procura de soluções, muitas das vezes contra tudo e todos, e como somos justos, saudamos e realçamos essa atitude e comportamento.
Bem-hajam!

Sabendo o Partido Socialista de todas essas contrariedades, e do enorme esforço, humano, financeiro, técnico que a Câmara Municipal de Murça, concretamente o Presidente João Teixeira, teve que despender para poder ultrapassar essas barreiras e continuar a trabalhar com força e convicção de que o projecto seria uma realidade, não podemos deixar de saudar e louvar todo o empenho e dedicação com que a Câmara Municipal de Murça e também a Junta de Freguesia de Palheiros, endossaram para que o projecto não morre-se e fosse uma hoje uma certeza, e um investimento capaz de captar o interesse quer académico, quer turístico, pois trata-se de um dos mais importantes monumentos arqueológicos de Portugal.

Acreditamos que esse projecto será uma âncora ao desenvolvimento Municipal, seja através do contacto directo dos visitantes, ou mesmo pelo impacto promocional que um projecto deste transporta, pois Murça passará a constar de manuais académicos, e de variadíssimos circuitos, roteiros, guias, e itinerários culturais, históricos e turísticos.

5000 anos de historia estão agora ao serviço das diferentes comunidades, quer sejam académicas, quer sejam simples e anónimos visitantes e observadores da cultura de um povo e de todo um saber, que agora se perpétua para os vindouros.



De uma confluência de vontades iniciou-se o seu estudo em meados dos anos 90, foi um árduo trabalho de investigação sob a coordenação técnico e científico da Prof.ª Maria de Jesus Sanches, envolvendo centenas de pessoas, alunos, professores, populares e obviamente o poder, quer seja local, através da Junta de Freguesia de Palheiros e da Câmara Municipal de Murça, governamental através da IGESPAR e mesmo Europeu através do co-financiamento comunitário.

Dia de 02 de Junho de 2009 foi o culminar de uma longa etapa com a inauguração do Centro Interpretativo do Castro de Palheiros pelo Ministro da Cultura José António Pinto, passando Murça a figurar nos roteiros e guias internacionais do sector patrimonial e arqueológico.

O Partido Socialista de Murça enaltece este projecto de dimensão supranacional desenvolvido pela Câmara Municipal, uma vez que o mesmo foi alvo de uma serie de vicissitudes, deste as continências que advêm da investigação académica da área da arqueologia, tendo sido necessário salvaguardar todo o património, até mesmo às adversidades ocorridas na fase final de construção com a falência técnica do empreiteiro do projecto, ou ainda a criação de uma rede de acesso rodoviário condigno para potencializar e promover a visita ao local.












Sem comentários:


O Partido Socialista de Murça regozija-se com o trabalho e com a dinâmica política que o Primeiro-Ministro de Portugal, Eng.º José Sócrates, implementou em Portugal nos últimos seis anos.

O Concelho de Murça mereceu a atenção do governo português, que apoiou de igual forma as linhas gerais do plano de desenvolvimento concelhio e regional, beneficiando não apenas Murça com a construção de novos equipamentos, mas também a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A construção da Auto-Estrada Transmontana e o Túnel do Marão são a prova das obras de grande vulto que estão a ser construídas para o bom desenvolvimento das nossas terras e do bem-estar das nossas gentes.

Apelamos a todos os murcenses e transmontano durienses para que continuem e estejam sempre e cada vez mais ao lado daquele que é o grande Primeiro-Ministro de Portugal, o Eng.º José Sócrates e o líder do Partido Socialista.