29.3.07




COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA DE MURÇA
PARTIDO SOCIALISTA

Recentemente, têm vindo a público, através de vários órgãos da comunicação social, notícias que referem a possibilidade de encerramento de um conjunto de Serviços de Atendimento Permanente – SAP, de cerca de 70 Centros de Saúde do país, entre os quais o do Centro de Saúde de Murça.

Sendo certo que nunca esteve em causa o encerramento do Centro de Saúde de Murça, nem tão-pouco o do próprio SAP durante o dia, confrontamo-nos hoje com a possibilidade desse serviço não ser prestado às populações do nosso concelho no período compreendido entre as 24 horas e as 8 horas da manhã, em virtude de, em média, apenas serem atendidos 1,7 doentes por noite. Se, até à data, não houve ainda uma confirmação oficial dessas notícias, a mera possibilidade de tal vir a suceder é motivo suficiente para que todos fiquemos apreensivos e manifestemos a nossa indignação.

A reforma dos Cuidados Primários de Saúde que o governo pretende fazer, vai no sentido da criação das Unidades de Saúde Familiares, com uma qualidade de atendimento superior, feita pelo médico de família do doente e em melhores condições técnicas, racionalizando assim meios materiais e humanos. Contudo, na perspectiva do acesso aos cuidados de saúde no período referido, haverá um claro prejuízo para os nossos munícipes, pois, a verificar-se o encerramento do SAP, terão que deslocar-se e acarretarem com os constrangimentos decorrentes de tal situação. Entendemos que a manutenção do atendimento durante 24 horas por dia é a solução que melhor garante o acesso das populações aos serviços de saúde, tanto mais que a alternativa do transporte dos doentes não se nos afigura como eficaz.

A Comissão Política concelhia de Murça do Partido Socialista e todos os seus dirigentes e eleitos vêm esclarecer a população que, não obstante entenderem como desejável e necessária a reorganização do sistema de saúde, não podem ficar indiferentes ao possível encerramento do SAP de Murça no período referido, manifestando de forma clara e inequívoca o seu descontentamento, solidarizando-se com toda a população do concelho.

A C.P.C. de Murça do PS

Sem comentários:


O Partido Socialista de Murça regozija-se com o trabalho e com a dinâmica política que o Primeiro-Ministro de Portugal, Eng.º José Sócrates, implementou em Portugal nos últimos seis anos.

O Concelho de Murça mereceu a atenção do governo português, que apoiou de igual forma as linhas gerais do plano de desenvolvimento concelhio e regional, beneficiando não apenas Murça com a construção de novos equipamentos, mas também a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. A construção da Auto-Estrada Transmontana e o Túnel do Marão são a prova das obras de grande vulto que estão a ser construídas para o bom desenvolvimento das nossas terras e do bem-estar das nossas gentes.

Apelamos a todos os murcenses e transmontano durienses para que continuem e estejam sempre e cada vez mais ao lado daquele que é o grande Primeiro-Ministro de Portugal, o Eng.º José Sócrates e o líder do Partido Socialista.