Recentemente o PSD apresentou uma proposta, através dos seus Vereadores Dr. José Moutinho e Prof. Costa Leite, sobre o ensino no município de Murça, propondo a atribuição de uma bolsa de mérito aos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior do Concelho de Murça. O objectivo é o de promover a qualidade do sucesso escolar em Murça.
Não discutindo ou tecendo opinião sobre o conteúdo da proposta, alertamos apenas para os problemas que os rankings ou a subjectividade dos critérios que possam eventualmente reger a atribuição das bolsas, podem criar. Atenção!
O que gostaríamos de relevar, e daí o titulo Onde Está a Coerência Politica?! é o facto de, precisamente, os Srs. Vereadores do PSD José Moutinho, técnico superior da autarquia e ex- Professor e o Prof. Costa Leite ex-Professor e Dirigente de uma Instituição de Ensino, terem justamente votado contra a proposta do executivo que implementou em toda a rede do 1.º ciclo do Município de Murça as actividades extracurriculares como o Ensino do Inglês ás nossas crianças, o incentivo à pratica desportiva com a Educação Física, ou o despertar para a sensibilidade artística, neste caso musical, com a educação musical. Sendo que o Prof. Costa Leite teve responsabilidades na área da cultura recentemente, mau exemplo esse.
Congratulamo-nos pela implementação das actividades extracurriculares, essas sim dignas e propulsoras de qualidade e sucesso escolar, essas actividades são suportadas pela autárquica que mantêm o Ensino do Inglês, da Musica e da Educação Física, com a contratação de 6 técnicos superiores.
Qual é a coerência politica de um dia votar contra actividades extracurriculares no 1.º Ciclo como o ensino do inglês (imprescindível no mundo moderno!) e num dia seguinte propor bolsas de mérito com o objectivo de promover a qualidade do sucesso escolar em Murça, para o ensino secundário e superior?
Qualidade e sucesso escolar, esse sim são o fundamento da política de educação que gradualmente a autarquia está a desenvolver, partindo precisamente da base, o ensino básico.
Sem comentários:
Enviar um comentário